A Construção dos Gêneros
- O sexo inventado
- O masculino
- O feminino
- Dentre os quarenta e seis cromossomos do mapa genético humano, apenas um diferencia biológicamente as mulheres dos homens.
- Negando os papéis sociais: A antropologia faz o estudo do gênero e seu papel social. Pierre Clastres no seu estado cultural dos Guaiquis, analisou que as tarefas eram divididas entre os homens e mulheres como na nossa sociedade, mas as relações conjulgais eram baseadas na poliandria ou seja, a união da mulher com mais de um marido.
- Margaret Mead: Antropóloga especialistana questão de gêneros e seu papel social, na sua pesquisa tem como base os padrões norte americanos de sexualidade que são os mesmos da nossa sociedade, além da americana pesquisou outras três civilizações: Arapesh, Mundugumos e Tchambulii (tribos de nova guiné).
#Arapesh: Na tribo arapesh tento homens e mulheres exibiam uma personalidade feminina, levam em consideração o parâmetro feminino americano.
#Mundugumos: Homens e mulheres tem o papel social e características de personalidade masculina.
#Tchambulii: A mulher é o parceiro dirigente dominador e impessoal e o homem uma pessoa menos responsável e emocionalmente dependente.
- A real construção do gênero
Durante os séculos XVIII, XIX E XX muitos foram as teorias para explicar o papel social dos gêneros, os principais foram a biológica e a psicologia ambas deixaram muitas lacunas e poucas respostas. Hoje se tem a decisão da possibilidade de estarmos vivendo o período chamado pós-gênero este que, está em construção.
- O mundo das possibilidades
O mundo atual e o da desconstrução dos papéis dos gêneros devido a grande mobilidade social e econômica abre as possibilidades de arranjos de gêneros diferentes aonde os papéis não estão enquadrados em normas sociais e que te abre espaço para gêneros performáticos e de enquadramentos sexuais que pouco interferem a questão dos gêneros.