Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Estudo do verbo - Definição (Português - Samuel)

O que é um verbo? Muita gente diz que é uma palavra indicativa de ação. Você também diria isso? Até que não seria uma resposta totalmente errada, mas, sem dúvida, não é a melhor definição para um verbo. Afinal, pense, por exemplo, na palavra ´corrida`. Ela indica uma ação, não indica? No entanto, é um substantivo. Veja que a utilizamos com artigo (a corrida).

Definição:

Justamente por pensar em verbo só como uma palavra que indica ação é que algumas pessoas se confundem e acabam classificando ´corrida` (e tantos outros substantivos) como verbo. O que faríamos para provar que ela não é um verbo? Tentemos conjulgá-la: eu corrido, tu corridas, ele corrida... ABSURDO! Não existe o verbo corridar, existe o verbo correr (eu corro, tu corres, ele corre). O substantivo corrida derivou do verbo correr. Então, podemos percebr que aquilo que faz uma palavra ser um verbo é a possibilidade de ser conjulgada, ou seja, ela vai se modificando (trocando de desinências) e indicando diferentes ideias. Por exemplo, corri indica que se trata da primeira pessoa do singular (eu) e de uma ação no passado, já a forma correrão indica a terceira pessoa do plural (eles) e o tempo futuro.
Pode até parecer meio estranho, mas a melhor definição para verbo é a seguinte: é a palavra que se flexiona em número, pessoa, voz, tempo e modo. Ele expressa uma ação, mas também pode expressar estado (Ela é morena), fenômeno natural (Ventou durante a noite), entre outros processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário