![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsd2nDjDyaMjnIw40Mw8MtU5oebB7hifBg-E3XkwMZGzucV2g3adV1LU77iQlbAn9B3_umYjgdezRhaRHdiyzZ9kYZIDpO9rTlWZIrytJyHbatLeHQ9Oh3g0NXkZODanh8Cxsskb9W4hBj/s400/Desmantamento+-.jpg)
FLORESTAS: Devido a muitos fatores, principalmente de ordem climática, as florestas são fundamentais para a vida do ser humano. Formando um ecossistema com elevada concentração de árvores, as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. A formação florestal ocorre de modo natural ou por meio de plantio.
FLORESTAS NATURAIS: A floresta de formação natural teve seu desenvolvimento sem interfêrencia antrópica. É constituída de várias espécies animais e vegetais que interagem entre si, o que torna o meio autossustentável.
FLORESTAS PLANTADAS: Florestas que têm sua formação ocasionada pela ação do homem, com a finalidade de fornecer matéria-prima para várias indústrias(moveleira, celulose).
O DESMATAMENTO: É o processo de supressão da formação vegetal primitiva, principalmente por meio da extração da madeira e da expansão agropecuária, desencadeando vários problemas ambientais.
O DESMATAMENTO NO BRASIL: De acordo com os dados do FAO, divulgados em março de 2010, o Brasil ainda é lider no ranking do desmatamento, seguido por Indonésia e Austrália, apesar de ter reduzido a área líquida desmatada nos últimos 20 anos. Pará, Mato Grosso e Rondônia são os estados com maiores áreas desmatadas. A extração da madeira, a pecuária e o cultivo da soja são os principais responsáveis pelo desmatamento na Amazônia.
IMPACTOS AMBIENTAIS: O desmatamento ocasiona sérios impactos sobre o clima, a biodiversidade e as pessoas. O desflorestamento é fonte de emissão de gases do efeito estufa, principal preocupação dos ambientalistas em relação aos impactos provocados pelo desmatamento.
COMO AJUDAR A PRESERVAR?: Para manter a sustentabilidade dos recursos naturais, é de fundamental importância a conservação das florestas. O respeito aos limites de exploração de determinadas populações ou espécies, tanto animais quanto vegetais, é responsabilidade de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário